CONSTRUTORES

 Conheça nossos construtores que ajudam a Tijolo a levar uma nova ideia de Direitos Humanos para toda parte

SE LIGA EDITORIAL

O Se Liga debutou no mercado editorial em 2018 com foco em temáticas de representatividade e o público jovem. Comandado por Thati Machado, ele é responsável por publicar livros para todos os pilares da diversidade: sexual, étnica, de gênero, de pessoas com deficiência etc, além de obras com viés feminista.

DANIELE SALLY

Daniele Sally é professora com mais de 20 anos de experiência, tendo atuado no ensino básico, superior e de pós-graduação, em redes públicas e na rede particular. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da FAETEC/RJ e na rede privada. Formada em Letras pela UFF, é Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma instituição.

GABRIEL PEDROTTI

O arquiteto e urbanista Gabriel reúne importante repertório acerca do direito à cidade sob a ótica dos debates de produção de espaços não heteronormativos. Por isso, pensa o urbanismo na perspectiva de gênero. Formado na Universidade Federal de Santa Catarina, possui Mestrado em Arquitetura Paisagística na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente faz Doutorado em Urbanismo. Sua pesquisa se dedica às relações das Cidade e Sexualidades Dissidentes.

MATEUS REIS

É psicólogo, formado na IFRJ, mestrando em Clínica e Subjetividade pela UFF e pesquisador do Observatório Nacional de Saúde Mental, Direitos Humanos e Justiça - ONSMJDH/UFF.

logoquadradaarp.png

ARPOADOR COMUNICAÇÃO

A Arpoador é uma empresa de comunicação e marketing criada em 2019 no Rio de Janeiro pelas jornalistas Mariana Coutinho e Ângela De Marchi e a administradora Luana Oliveira. Voltada para a comunicação digital, mas com um carinho especial pelo impresso, a empresa é responsável pelo site, conteúdo para redes sociais e assessoria de imprensa da Tijolo.

logo_umrio.png

UMRIO

Projeto social desenvolvido por Robert Malengreau desde 2013, após dois anos de pesquisas na Universidade de Oxford sobre o papel do esporte na promoção de integração social. A iniciativa oferece aulas de rugby e um currículo de atividades de empregabilidade e formação escolar no contraturno para crianças e jovens na Escola Municipal João Brazil no Morro do Castro em Niterói/RJ.

FB_IMG_1583802533489.jpg

WESCLA VASCONCELOS

Uma das principais lideranças do movimento LGBTQIA+, Wescla Vasconcelos é pedagoga, atriz e poetisa. Mestranda em Cultura e Territorialidade na UFF, nossa construtora oferece uma fantástica capacidade de comunicação, densidade teórica e muita vivência para tratar, inclusive, da luta das trans e travestis.

taloo3.png

TALOO

Taloo é uma empresa brasileira com foco em sustentabilidade. Sua proposta inovadora oferece canudos de talo de cereais às pessoas preocupadas com o meio ambiente. O cultivo rende um adicional aos produtores que antes vendiam apenas os grãos colhidos. Como todo caule, não amolece, é 100% natural, compostável e serve até bebidas quentes.

credits- Iwintola.jpg

ALBERTO PEREIRA

Artista urbano, articulador, comunicador e realizador criado entre Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e Angra dos Reis. Teve seu trabalho apresentado em exposições , festivais de arte digital, urbana, chamadas públicas independentes e salões de arte contemporânea em países como Argentina, Brasil, Egito, França, Itália e Líbano. Em 2016 criou a rede Lambes Brasil, focada na divulgação, valorização e produção de eventos e oportunidades aos artistas de rua produtores de lambe-lambe (cartazes urbanos) em território nacional. A rede coproduziu eventos na Argentina, Brasil, Egito, Líbano além de promover iniciativas independentes em Manaus, Goiania, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

WhatsApp Image 2020-07-19 at 19.45.52 (2

GABRIEL GARCIA

Coordenador da Pastoral da Juventude e da Pastoral do Menor na Arquidiocese de Niterói, Gabriel é também advogado, interessado em direito constitucional, orçamento público e direito tributário. Como liderança pastoral, ele ajuda a Tijolo a dialogar sobre direitos humanos com as religiões cristãs.

WhatsApp Image 2020-02-28 at 11.41.11.jp

INSTITUTO ORÍ

Coordenado por Pai Márcio de Jagun, o Instituto Orí tem por finalidade promover pesquisas, ações culturais e sociais em prol da cultura e da religiosidade afro brasileira. Nossa missão é pesquisar e difundir a cultura afro brasileira. O Instituto Orí disponibiliza cursos,  obras literárias e dados para fonte de pesquisas relativas à cultura e religiosidade afro brasileira.

Thais NP.jpg

THAIS BERNARDES/ NOTÍCIA PRETA

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018, criou o portal Notícia Preta como forma de combater o racismo e as desigualdades sociais.

VALENTE E
MOURÃO

ADVOGADOS 

ASSOCIADOS

O escritório, que atua desde 2015 no âmbito do direito civil e trabalhista, oferece gratuitamente assessoria jurídica à Tijolo. Formada pelos sócios Guilherme Valente e Guilherme Mourão, a banca atende também empresas de médio porte. 

WAGNER OLIVEIRA

Wagner Oliveira é pesquisador do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e doutorando em Economia pela FGV-EPGE. Formado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisa migração e refúgio há mais de cinco anos. Foi pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, onde desenvolveu trabalhos de pesquisa e consultoria voltados para o tema de migrações internacionais. Sua tese de doutorado foca nos efeitos políticos e econômicos da imigração em países como EUA e Brasil.

YASMIN FAISSAL

A advogada Yasmin Faissal integra nosso time de construtores para falar de direitos sexuais e reprodutivos, direitos da mulher e igualdade de gênero. Formada na Universidade Federal Fluminense, possui ainda especialização em Processo Penal e Garantias Fundamentais pela Academia Brasileira de Direito Constitucional e cursa atualmente Mestrado em Direito Penal e Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Sua pesquisa se dedica à questão da violência obstétrica.

100-1-2 (1).jpg

TOMÁS SOARES

Fotógrafo documental humanista que vê a imagem como sua ferramenta para auxiliar na democratização dos discursos e na redução das desigualdades sociais. Nos últimos anos seu trabalho tem abordado temas que vão desde Violência Policial à Justiça Ambiental, à exemplo do projeto que desenvolve desde 2017 no bairro de Jardim Gramacho, Duque de Caxias/RJ, região que sediou durante os anos de 1976 à 2012 o maior Lixão da América Latina em volume de lixo recebido diariamente.

Durante os anos de 2016 à 2019 acompanhou o CEDECA Dom Luciano Mendes de Almeida/RJ, referência no atendimento de pessoas em situação de rua, e adolescentes em conflito com a lei. Já colaborou com diversos veículos de mídia independente na função de fotojornalista, e dentre suas coberturas é possível destacar a que realizou da campanha eleitoral/18 do então presidenciável Fernando Haddad, onde suas fotografias alcançaram -organicamente- a marca de aproximadamente 100.000 compartilhamentos em menos de 48 horas.