Buscar
  • Tijolo

Conhecendo os construtores: Alberto Pereira



Na série “Conhecendo os construtores”, vamos dedicar um tempo e abrir espaço para contar um pouquinho mais sobre quem ajuda a construir uma nova ideia de Direitos Humanos. Começaremos com o artista urbano, articulador e realizador Alberto Pereira, cujo trabalho, entre outros enfoques, dá destaque ao lambe-lambe, espécies de cartazes urbanos.


Nascido no Rio de Janeiro, Alberto foi criado também entre Niterói, Brasília e Angra dos Reis. Graduado em desenho industrial pela PUC, já trabalhou no jornal O Globo, na produção de conteúdo para tablets e dispositivos digitais. Sua empreitada artística teve início em 2015 com a exposição #NegroNobre, em que recria imagens de personalidades negras construindo retratos com estética renascentista do século XVI.



Após grande repercussão em jornais e outras publicações, Alberto foi selecionado pela Adidas Originals para representar o Rio de Janeiro no relançamento do sneaker Adidas Gazelle, em 2016. No mesmo ano, participou do Art Rua, no Rio de Janeiro, e criou a rede “Lambes Brasil”, focada na divulgação, valorização e produção de eventos e oportunidades aos artistas de rua, produtores de lambe-lambe.


Entre 2016 e 2018, ele desenvolveu oficinas de criação e livre expressão artística na Casa Amarela, iniciativa do artista francês JR, construída em parceria com o fotógrafo Mauricio Horta no Morro da Providência. Teve, ainda, seu trabalho exposto em individuais e coletivas por festivais de arte contemporânea urbana, contemporânea e digital tais como La Première Expo de GIF (França, 2016), Art Rua (Brasil, 2016), CHEAP Street Art Festival (Itália, 2017), Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Brasil, 2017), Origraffes - Original Graffiti Espírito Santo (Brasil, 2018), Something Else Off Biennale Cairo (Egito, 2018), Brazil-Lebanon Cultural Center (Líbano, 2018) e SESC Niterói (Brasil, 2019).


Contar com o Alberto Pereira na Tijolo, como construtor de uma nova ideia de Direitos Humanos, é um privilégio!

Conheça mais sobre o trabalho do Alberto, em seu site oficial: https://www.albertopereira.com.br/

Apoie o trabalho do artista em sua loja online: https://www.albertopereira.com.br/camelo

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo