Buscar
  • Tijolo

Roda de conversa: Direitos humanos e convívio familiar durante o isolamento contra a Covid-19



A Tijolo realizou, ontem, a primeira roda de conversa online sobre direitos humanos e isolamento social. Por meio da plataforma Jitsi, um grupo de pessoas, formado por professores, profissionais liberais, servidores públicos e outros interessados, pôde dividir as vivências do convívio familiar durante o afastamento contra a disseminação da Covid-19.


O bate-papo foi conduzido pelo nosso coordenador Marcos Kalil e teve a participação da especialista em orientação familiar, a Prof.ª Maria Theresa Kalil, da Universidade Federal Fluminense. No primeiro momento, a discussão abordou a interrupção do ritmo acelerado que a produtividade do cotidiano impunha à sociedade. Buscou-se, ainda, entender o que significa dizer que um serviço é essencial. Finalizamos essa parte com a pergunta: as transformações sociais da pandemia serão permanentes?


Em seguida, na segunda metade, o grupo acolheu as dificuldades e as dúvidas de quem precisa cuidar de seus filhos dentro de casa. Os domicílios, afinal, deveriam ser lugar de descanso, estudo e conforto, mas nem sempre é possível. Por consequência, a conversa caminhou para a questão da escola, do ensino à distância e do home schooling. Com ricas falas de profissionais envolvidos com escolas públicas e particulares, o debate problematizou o ensino antes e durante a pandemia.


A próxima roda de conversa online trará brasileiros que estão fora do Brasil para falar sobre como o isolamento tem acontecido nesses países. Junte-se a nós, no domingo (03/05), às 17h.

10 visualizações0 comentário