Buscar
  • Tijolo

Roda de Conversa: Isolados aqui e lá - os brasileiros que passam a pandemia no exterior


No domingo (03/05), a Tijolo realizou a 2ª roda de conversa sobre direitos humanos e isolamento social. Contamos com a participação de brasileiros isolados no exterior para nos contar um pouco sobre o que tem passado por lá.


O advogado Matheus Azevedo trabalha em Washington/DC, nos Estados Unidos, onde, segundo ele, o bom planejamento urbano e a concentração populacional mais baixa permitiram um controle maior da disseminação do vírus. Nosso convidado ainda comentou as dificuldades de lidar com as agendas populistas do presidente Donald Trump em ano eleitoral.


O sociólogo Gustavo Cravo cursa doutorado sanduíche em Madri, na Espanha. Por lá, ele enfrenta as dificuldades de ser um estrangeiro em um dos epicentros da Covid-19. O acadêmico ressaltou a importância de um sistema de saúde solidário, como o SUS, para a superação da pandemia. Além disso, destacou que, da década de 1980 para cá, o eixo do Estado brasileiro teria passado do desenvolvimento para a democracia, tendo como marco a Constituição de 1988.




A médica Samara Fedatto, integrante da equipe do Hospital Bichat, referência em infectologia, em Paris, na França, dividiu conosco a realidade de lidar com o surgimento e a ascensão do vírus no país. A profissional da saúde saiu do Brasil em virtude da descrença nos rumos recentes da política. Destacou, ainda, a lentidão do presidente Emmanuel Macron em reagir ao avanço da doença, apesar do excelente sistema público de saúde francês, inspiração do modelo brasileiro.



Atualmente em Bruxelas, na Bélgica, a gerente de políticas públicas da FIA, Erika Ebers, fez uma breve exposição sobre a evolução dos casos na Europa, inclusive com gráficos muito esclarecedores. A advogada ressaltou a relação entre as medidas de isolamento e o controle da Covid-19. Para ela, nenhum sistema de saúde está preparado para lidar com o pico de casos da pandemia.


No próximo domingo, retomaremos a roda de conversa com a temática dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a população carcerária.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Desenvolvido por Arpoador Comunicação

ori.png

Parceiros

taloo.png
seligabranca.png
umriobranco.png
logobranca2-transp.png